sábado, 11 de janeiro de 2014

Dicas para lidar com a falta de inspiração para escrever

Ideias? Cadê? E agora José?


Você está naquela animação que parece indestrutível escrevendo alguma história, uma poesia ou um texto qualquer e de repente ela vem te visitar. Isso mesmo: a temida falta de inspiração.
Acho que eu mesmo nem preciso dizer que isso já aconteceu inúmeras vezes comigo. Você não sabe o que escrever e de repente trava. Ao longo de várias tentativas fui descobrindo algo que me ajudou e muito quando isso acontecia. Se liga nas dicas:

1. Contemple a escultura de sua inspiração

Em que você se inspira? Quem escreve sempre tem algo que lhe 'dá um empurrão' ou grandes ideias. Depende muito do modelo do que você escreve. Minhas histórias costumam seguir um padrão de um começo,meio e fim. Todos eu tento desenvolver ao máximo, o que dura capítulos e mais capítulos. Eu tiro a minha inspiração de animes,mangás,experiências pessoais e fatos da vida. Quando fico sem inspiração, eu geralmente vou assistir ou ler alguma coisa. Já me ajudou muito. Se baseia em novelas pra escrever? Assista alguma.  Em filmes? Assista. Em livros: Leia-os. Você pode acabar enriquecendo seu vocabulário também.

2. O rumo da história não é você quem decide?

Há coisas que te agradam e desagradam em uma história. Eu sempre fico com aquela sensação: "Se eu fosse o autor da história, eu seguiria por aquele rumo e não por esse", " Acho que tal personagem devia ter mais destaque" ,"Aquele mistério poderia ser desvendado de outra forma". A vontade de fazer diferente pode ser uma inspiração para escrever algo. Talvez essa seja uma das boas! Afinal, é só usar da sua criatividade e liberdade para conduzir.

3. Parar para ouvir seus pensamentos

Ás vezes você pensar um pouco mais, analisar como o enredo está sendo desenvolvido e pensar em várias possibilidades sem medos de arriscar e testar vários caminhos possíveis, pode ajudar bastante. Pare para ouvir o seus pensamentos com calma e tente organizá-los.

4. Pesquise! Entreviste! Visite!

Essa é uma técnica interessante e que ajuda muito na hora de expôr dados ou tratar de determinado assunto. Pesquisar os temas que serão trabalhados, perfis psicológicos e outros detalhes é um quê a mais na hora da inspiração. Entrevistar também pode ser um ótimo método de se conseguir informações. Por exemplo: Você está escrevendo uma história onde a personagem principal é uma policial e quer saber como é o dia a dia de um. Você pode pesquisar ou perguntar pra alguém que conheça sobre. Eu diria que isso é até um exercício contra a timidez.
Uma outra dica é visitar algum lugar, passear por ele... Já consegui inspiração pra algumas histórias só de visitar algum lugar e observar o cenário. Acredito que estar em outro local pode te fazer observar os detalhes e dar ideias.

5. Você não está com vontade de escrever

Ás vezes você está sem vontade de escrever. Está cansado. A melhor solução é deixar para depois ou você se forçará a fazer algo que vai sair 'cuspido' e não colocará empenho algum. Descanse e deixe para outro momento melhor.


Essas foram algumas dicas. Nem tudo funciona com todos, mas se não estiver muito inspirado não custa tentar alguma delas e ver se resolve.

2 comentários:

  1. Obrigado pelas as dicas! gostei muito do 2º ponto, você ajudou-me a ter algumas boas ideias! agreço muito :)

    ResponderExcluir