quarta-feira, 12 de setembro de 2012

[Especial] O que os animes e mangás mudaram na minha vida


Yo!
Um dia desses eu estava lendo uma postagem na internet e uma pessoa comentou a respeito das mudanças que os animes e mangás trouxeram para a vida dela. Confesso que fiquei pensativo após ler e perguntei a mim mesmo a respeito do que mudou em mim(e muda até hoje) após entrar em contato com os mesmos e a cultura japonesa. 




Quem diz que são apenas desenhos e nada podem influenciar, está completamente enganado. Eu tenho uma lista de algumas coisas que aprendi durante todo esse tempo. Considerando que eu comecei a me "integrar" a esse mundo oficialmente em 2009(antes disso era indiretamente), esse é o terceiro ano de muitos que virão.



1. Lições de vida


Acredito que a maioria que assiste deva concordar comigo nesse ponto. Os animes e mangás não têm apenas cenas violentas, sensuais ou românticas com o único fim de distrair o leitor. Tudo tem uma história e um contexto e pode se aprender MUITO. Se eu for contar a quantidade de coisas que eu aprendi durante todos esses anos, mesmo quando eu assistia indiretamente, perco as contas. Valorização da amizade, persistência até nos momentos em que tudo parece impossível, curtir cada momento como se fosse único, proteger quem você ama , dar o primeiro passo e tomar iniciativa são apenas algumas delas. Um fato curioso, é que me tornei mais organizado após assistir Toradora, ao observar o protagonista Ryuji e sua mania de organização e limpeza. Foi uma influência clara. O personagem Yamamoto Takeshi de Katekyo Hitman Reborn também me influenciou em algumas áreas da vida, e até me considero parecido em algumas coisas. Porém, o campeão em lições de vida na minha opinião foi o mangá 'Onani Master Kurosawa'. Ali eu vi um ser humano mudar completamente e passar por momentos dos mais lamentáveis aos de glória. É muito difícil concluir a leitura e não ter aquela sensação de mudar algo em você. E tem muitos outros exemplos que eu poderia até fazer um texto aqui comentando.



2. É música para os meus ouvidos
                                                          

Há um bom tempo atrás, eu ouvia música japonesa e sequer entendia uma só palavra. Não conseguia nem imaginar como se escrevia. Animes possuem músicas de abertura e encerramento. Aos poucos fui me interessando por algumas, seja por seu ritmo ou pela beleza da tradução de sua letra e comecei a procurar e ouvi-las constantemente. Hoje, posso dizer que 60% das músicas que eu ouço são em japonês. Muita gente pergunta 'Qual é a graça de ouvir uma música que você não entende quase nada?' Como se muitas músicas na nossa língua tivessem sentido, né? E a galera não ouve? Uma grande diferença é que aos poucos vou aprendendo o que significa e a essência da música é o que mais importa. Nunca pensei que o Japão tivesse músicas tão fantásticas como as que venho ouvindo há um bom tempo.

3. Língua Japonesa

O interesse pela língua acabou se despertando um pouco mais tarde, em meados do ano passado. Até comecei a fazer uma matéria na universidade que ensinava japonês. Infelizmente tive que parar por conta do horário e porque na época estava me empenhando para fazer outro vestibular para mudar de curso. Depois que consegui, o interesse logo voltou e nesse ano aprendi o hiragana, katakana e alguns kanjis. Até algumas expressões básicas da gramática e vocabulário também. Por enquanto eu pretendo apenas voltar a pegar as disciplinas extra lá na universidade e quando terminar, continuar sempre estudando e entrar num curso quando eu estiver mais pro intermediário. O JLPT(Japanese Language Proficiency Test) eu pretendo fazer também. Porém, é um estudo que vai durar um bom tempo e não tenho pressa. Tenho prazer em aprender a língua, mesmo que não seja a mais fácil e trivial de todos os tempos. 

4. Criatividade e Imaginação



Esse vem sendo desenvolvido desde que eu assistia animes na TV quando era pequeno. O mundo das animações japonesas é cheio de possibilidades e repleto de histórias interessantes e diferentes dos 'cartoons'. O contato com animes desde cedo me proporcionou uma mente mais ampla para pensar em criar uma estória ou algo do tipo. É algo que basta ter uma inspiração ou ideia que dá pra começar.

5. Leitura Oriental Vs Leitura Ocidental


Não posso esquecer dos mangás, que me fizeram mudar em algumas coisas eu diria. Uma delas é o modo de ler. Como me acostumei com o "modelo oriental" de leitura, quando vou ler alguma tirinha baseada no "modelo ocidental", acabo sempre me confundindo e lendo da direita pra esquerda. É costume. No começo eu era bem lerdo pra ler mangá, daí peguei o jeito e hoje é só alegria. Antes eu não achava que ler um seria tão emocionante, porém me enganei. Pode ser que não tenham cores, movimentos ou sons. É aí que entra o trabalho e imaginação da sua mente. Você acaba captando o que o autor quer passar só com as imagens, falas e expressões. É fantástico! Se você nunca experimentou, deveria.


Creio que existam mais coisas que mudaram na minha vida depois do contato com animes e mangás, mas é o que me lembro no momento e não pretendo alongar tanto assim a postagem. Aos que não conhecem ou tem preconceito, acho válido dar uma chance a essas grandes obras. Não fica atrás de livros, séries e filmes[NÃO MESMO].


E você, já parou pra pensar o que eles mudaram na sua vida?


Nenhum comentário:

Postar um comentário