sábado, 11 de fevereiro de 2012

Review - Kami-sama no Memo-chou

Bloco de Anotações de Deus... esse é o significado do nome em português. Este é o tipo de anime que muitas das vezes passa desapercebido. Um erro.



Gênero: Mistério, Shounen,Drama,Romance,Comédia.
Número de Episódios:12



O enredo de Kami-sama no Memo-chou gira em torno do estudante Narumi Fujishima, que muda constantemente de cidade e por isso se torna um rapaz introvertido e simplesmente não faz muita questão de conhecer os outros. Ele faz parte do clube de computação de sua escola e é o único membro. Tudo na sua vida começa a mudar quando ele conhece Ayaka Shinozaki, a única integrante do clube de jardinagem. Ela o convida para fazer parte, e Narumi aceita. Com isso, uma grande amizade se inicia.





Ayaka leva Narumi para conhecer a loja de ramen onde trabalha. Lá ele conhece a 'Equipe de detetives NEET' formada por três rapazes: Hiro, um gigolo; Tetsu, um viciado em jogos de azar e Shousa,um universitário fanático por militarismo. Narumi conhece também Alice, uma pequena garota misteriosa, que vive trancada em seu quarto cheio de computadores e bichos de pelúcia. Ela se apresenta como detetive NEET e explica que os outros três rapazes fazem parte do seu grupo de investigação. Narumi se torna assistente de Alice e acaba por se envolver e ajuda em vários casos. NEET, são pessoas que não estudam nem trabalham no Japão. Alice trabalha como detetive por hobby.

  

O enredo da história envolve muito mistério, ação e a resolução daqueles. É o tipo de história que eu pessoalmente adoro. Alice é o tipo de personagem que vive isolada, porém é muito inteligente e ela diz que os detetives são como 'voz para os mortos'. É incrível a habilidade dessa pequena garota em resolver enigmas e observar tantos detalhes que nem a polícia ou investigadores resolvem. Ela é quase um 'Sherlock Holmes' versão garota tecnológica.


 3

O anime envolve várias situações dramáticas. Algumas até um pouco pesadas, passando de prostituição a drogas e suicídio. Quando um caso se estende por mais de um episódio, a ansiedade para entender o que está acontecendo é grande. Muitas vezes, nem quem assiste consegue identificar certos detalhes que revelam tudo sobre o caso. É muito satisfatório acompanhar episódio a episódio. O anime possui alguns momentos de comédia, e até um pequeno ar de romance. 

 

Algumas cenas podem ser um pouco chocantes. Quem assistiu um dos últimos episódios, sabe bem do que eu estou falando. A atitude de alguns personagens surpreende durante toda a série. E não posso esquecer de citar Ayaka. Ela é uma personagem surpreendente e que guarda vários segredos do passado.

 

Falando da parte ruim da coisa agora... Acredito que os produtores usaram muitos episódios em um certo arco que de fato estava mais pra problema pessoal de um dos personagens. Algumas revelações são incríveis, porém seria melhor ter encurtado esse arco e ter feito outro caso. O último com certeza é o melhor de todos os casos.

 

Kami-sama no Memo-chou até cumpre com o seu papel e não deveria passar batido na lista de quem gosta de um anime de mistério, mesmo que existam melhores do gênero por aí, vale a pena conferi-lo.




Um comentário: