quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Público no mundo dos animes e mangás




Yo!
Assim como filmes ou livros, animes e mangás possuem públicos diferentes. Como podem perceber, não são apenas desenhos e coisas para crianças.Tem pra todas as idades e gostos. E é por isso que decidi escrever essa matéria, comentando a respeito de cada um dos públicos e exemplificando para que aqueles que entendam ou não, possam compreender mais a respeito de cada um.


Shounen(Shõnen): É o tipo de história direcionada a jovens do sexo masculino. Geralmente o público alvo são garotos adolescentes, mas podendo interessar diversas faixas etárias e gêneros. Não quer dizer que por ser uma garota, você não possa assistir ou ler algo shounen. Nesse tipo de história é pregado o valor de amizades, superação de desafios, perseverança e geralmente está repleta de muita ação e humor. Batalhas, torneios e uma grande aventura estão presentes nesse gênero. Costumam dar um pouco mais de valor aos personagens homens da história e pode estar repleta de belas personagens femininas, dependendo do conceito e classificação da história é claro.
Exemplos: Dragon Ball(imagem), Naruto,One Piece,Bleach,Fairy Tail, Katekyo Hitman Reborn,Digimon,GetBackers(anime).





Shoujo(Shõjo): História direcionada a jovens do sexo feminino. As personagens costumam ter a mesma faixa etária do público alvo(adolescentes até 18/19 anos),geralmente são colegiais e o enredo se baseia em um romance ou comédia romântica. Outro grande subgênero dentro do shoujo é aquele em que a heroína é dotada de poderes mágicos. Os sentimentos que o personagem sente são bem expostos nesse tipo de gênero. Em alguns ocorre idealização do personagem masculino pela protagonista e o sonho dela de que ele corresponda seus sentimentos.
Exemplos: Sakura Card Captors, Sailor Moon, Itazura na Kiss, Lovely Complex, Fruits Basket,Kimi ni Todoke(imagem), Kaichou wa Maid Sama.







Seinen: A palavra 'seinen'significa homem jovem. As histórias são voltadas para homens na idade de 20 a 40 anos. O conteúdo geralmente é bem mais maduro que um shounen. Os personagens em um seinen geralmente têm essa faixa etária adulta, e enfrentam desafios para pessoas dessa idade, em um contexto bem mais maduro e histórias mais complexas. Mas também existem aqueles que os personagens estão em idade escolar, mas por possuir violência e sexo, é classificado como seinen. Nesse tipo de história não há restrições. Podem existir cenas de sexo explícito sem que sejam consideradas pornográficas.
Exemplos: Golden Boy, Love Junkies, Gantz,Monster,Darken Than Black,Cowboy Bepop(imagem), Neon Genesis Evangelion,GetBackers(mangá).





Josei: Destinada ao público feminino adulto. Enquanto no shoujo muitos romances são puramente idealizados, no josei é mais realista. Mostra o cotidiano de mulheres e geralmente não aborda coisas fantasiosas. Assim como o seinen, pode conter cenas de sexo explícito e há liberdade na criação das histórias.
Exemplos: Honey and Clover, Paradise Kiss(imagem), Nodame Cantabile,Peach Girl.






Kodomo: Voltado ao público infantil. Geralmente possuem arcos e histórias bem curtas, pois a maioria das crianças pequenas não têm muita facilidade de acompanhar histórias seriadas. Com uma narrativa de fácil entendimento e simples, não costuma apresentar muita violência. Alguns podem ser shounen e shoujo também.
Exemplos: Pokémon(a partir de Hoenn*),Hamtaro, Astro Boy, Beyblade,Kirby,Monster Rancher,Sonic X(sendo shounen também). 







Citei os principais. Independente do que você seja, não quer dizer que você não possa ler ou assistir às séries de outros públicos. Há uma diversidade muito grande nas outras histórias e é muito bom ter contato com algo voltado a um outro público também. Além do público, existem algumas subclassificações e os gêneros. Falarei deles em uma próxima postagem.



*Informação obtida na Wikipedia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário