quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Mangás - O que são e como ler?


Hey!
Eu pensei em fazer uma postagem explicando um pouco mais sobre o que são mangás e como se lê. Há algum tempo atrás eu me confundia bastante e não sabia ler direito. Então vamos embarcar na lição do 'sensei' aqui hoje!

O que é?


         Mangá? É algo de comer ou é a palavra manga acentuada? Não é nada disso. Para nós que não moramos no japão, é uma palavra usada para definir histórias em quadrinhos no estilo japonês. Agora pra eles é qualquer tipo de histórias em quadrinhos. 
        Uma característica marcante dos mangás é que geralmente eles são divididos em volumes(com vários capítulos cada) e que são lançados e vendidos. O tipo de história de um mangá é quase sempre contínua, o que objetiva o leitor a acompanhá-lo até o fim. Não irei entrar em detalhes sobre história ou como é feito.

Isso não é coisa para criança?

           Não. Existem diversos gêneros e classificações indicativas. No Japão é comum ver pessoas de qualquer idade lendo mangás. De crianças a idosos. Da mesma forma que existem histórias com conteúdos infantis, existem outras com conteúdo adulto. O que os mangás tem de especial é a forma como a história é transmitida. As cenas são bem marcantes e este gostinho de 'continua' prende o leitor a querer ler mais. Para alguns eles são como livros de história.

Como leio isso?

                Um grande erro pode acontecer desde o início. Quando eu peguei um mangá pela primeira vez pra ler, já comecei com esse erro. Para nós ocidentais, é comum lermos qualquer livro da direita pra esquerda. Isso é, a parte da brochura do livro está à esquerda e a da borda das páginas à direita. Com mangás é ao contrário. A brochura está pro lado direito e a borda das páginas pro esquerdo. É só pegar o mangá e olhar como a gente realmente vê um livro e começá-lo do 'final'. Outra característica é que as páginas são em preto e branco(com algumas coloridas de vez em quando) e a folha geralmente é feita de um tipo de papel reciclado, o que fica mais acessível ao público.
                   Tem mais uma coisa importante. A ordem da leitura é feita da direita para esquerda, como está representada na figura abaixo:



Ficheiro:Manga - prawidlowy sposob czytania.png
Imagem retirada da Wikipédia


             Muitas pessoas acham que é difícil ler, mas não é. Você acaba se acostumando. Eu hoje quando pego qualquer história que tenha quadrinhos , acabo que fico lendo da direita pra esquerda por me acostumar com a leitura dos mangás. 
               Eis um exemplo que eu fiz com uma página mesmo pra ilustrar mais ou menos como é:

Página do mangá 'Yankee-kun to Megane-chan', tradução feita por OMG Scans


                 A prática da leitura faz com que se aprenda rapidamente. Muitas pessoas possuem preconceito com mangás. Sejam os 'american fans' da vida ou os outros. Eu também agia dessa forma e resolvi ler primeiro antes de julgar. Conhecendo grandes obras e o quão envolvente é esse tipo de história, hoje eu me divirto muito lendo.
                Hoje é muito mais fácil ler um mangá. Você pode encontrá-los pela internet(pra baixar ou ler online mesmo) ou pode comprar o mangá em si. Por enquanto eu só leio mesmo pela internet, seja em português ou inglês, mas pretendo começar a comprar alguns. Tenho essa coisa de gostar de livros, de tocar e sentir. É por isso que eu digo as pessoas para não julgarem e recomendo a todos a procurarem algum pra ler. Vai que você gosta?


Nenhum comentário:

Postar um comentário