quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Gêneros no mundo dos animes e mangás







Como eu havia dito na matéria de ontem, hoje vou falar um pouco sobre os tipos de gêneros no mundos dos animes e mangás. Existem aqueles que todo mundo conhece, já que são comum em filmes e livros também, tais como: aventura,ação,comédia,romance etc.
No caso dos animes e mangás, temos alguns gêneros especiais e que definem melhor o seu conteúdo e muitas vezes afeta até a classificação indicativa. Veremos agora quais são:











 
Mahou Shoujo: É um subgênero do tipo Shoujo. Nesse tipo, temos uma garota ou mais com poderes mágicos. Geralmente os poderes despertam na protagonista ou ela usa um objeto para se transformar e atingir sua forma 'mágica'. A maioria delas sempre muda de roupa quando se transforma para algum tipo de traje especial e que se torna característica marcante da personagem. Essas histórias tendem a ser alegres e as personagens costumam lutar pelo amor, paz,esperança e beleza. Outra característica marcante é o fato da maioria ter aquele 'bichinho fofo' que sempre ajuda a protagonista, seja com dicas ou objetos que melhorem suas habilidades, além de se tornar um amigo delas.
Exemplos: Sailor Moon(foto), Sakura Card Captors, Corrector Yui, Mirmo Zibang.


Mecha: São histórias cheias de robôs gigantes(ou não) e ficção científica. Geralmente são controlados pelos personagens, seja usando comandos ou até a própria mente. O formato das máquinas podem variar. Muitas vezes podem se assemelhar à forma humana ou animais. Em outros casos não. Características comuns nesse gênero são o combate ao mal lutando contra outros robôs gigantes ou monstros e a presença de bordões para ativar o comando ou realizar ataques.
Exemplos: Neon Genesis Evangelion, Full Metal Panic(foto),Eureka Seven,Gundam.




Harém: É um gênero em que apresenta um personagem(masculino ou feminino) cercado de personagens do sexo oposto. Apesar da maioria ser do tipo comédia romântica, nem sempre é necessário ser uma para ser harém. 
Exemplos: Ichigo 100%, To Love-Ru, Love Hina(foto), Fruits Basket,Ouran High School Host Club.

Harém do tipo: um garoto e várias garotas
Harém do tipo: uma garota e vários garotos





Ecchi: Geralmente são histórias com sensualidade, mas nada de sexo explícito. Alguns sugerem temas adultos e é normal ter clássicas cenas de banhos,vento levantado saias,calcinhas, mal entendidos entre o sexo oposto etc. Contém humor pervertido e costuma estar presente em algumas comédias românticas, harém,shounen e seinen. O nível pode variar de um pra outro. Alguns ecchis são mais leves,enquanto outros são mais pesados.
Exemplos: Sora no Otoshimono, To Love-Ru(foto), Love Hina, DearS,Sekirei,Chobits,Girls Bravo,Futari Ecchi,Green Green.






Hentai: Histórias com sexo explícito e de sentido pornográfico. Algumas possuem alguma história e contexto, outras não. A maioria apresenta fetiches(mais comuns do povo japonês), mas abrange diversos outros tipos.



Shoujo-ai: Amor platônico ou romance entre garotas.

Shounen-ai:Amor platônico ou romance entre garotos.

Yuri: Romance entre garotas, com cenas de sexo explícito.

Yaoi:Romance entre garotos, com cenas de sexo explícito.

Sci-Fi: Ficção científica

Por hoje é só. Citei aqui os tipos principais de termos de gêneros que pode ajudar quem tinha dúvida de algum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário