segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Review - Onani Master Kurosawa

Onani Master Kurosawa (Masturbation Master Kurosawa)


Kurosawa
Isso mesmo... Esse é o mestre do cinco contra um!

Gênero: Doujinshi, Seinen, Comédia, Drama, Psicológico, Adulto, Romance, Vida Escolar 
Recomendável para Maiores de 17 anos

Aposto que se você leu o significado do nome acima já deve estar pensando 1001 besteiras e que isso é um hentai ou algo do tipo. Eu estou aqui para contrariar você e quem pensa isso. Eu diria que esse mangá é quase perfeito! É uma das melhores histórias que já li desde então. Vamos abrir a mente e parar com o pré-julgamento.

A princípio, a sinopse de Onani pode deixar algumas pessoas meio receosas. Uma garota então, nem se fala.Mas eu não estou nem um pouco preocupado com isso. 
Tudo começa com um garoto. Digamos que ele é muito bom em se 'divertir sozinho' e faz isso todo o dia depois da aula. Até aí tudo bem, o problema é que ele tem um meio doido, já que faz isso em uma banheiro feminino no último andar da escola. Tudo parecia ir bem, até que um dia ele é descoberto por alguém...


Antes de começar falando da história em si, vou comentar a respeito do nome. 'Onani' significa masturbação, pelo que eu li. Acho que eles associam esse nome a história bíblica do Antigo Testamento, em que Onã(ou Onan) havia recebido uma ordem diretamente de Deus para que ele se casasse com a viúva do seu irmão mais velho(ele tinha morrido) para que os dois juntos gerassem descendentes e Onã ficasse com a herança do primogênito. Porém,depois de casado com ela, toda vez que eles tinham relações sexuais, ele ' desperdiçava o seu sêmen na terra' e não gerava descendentes. Nisso, Deus se aborreceu com essa conduta e com isso tirou a vida de Onã.(Genesis 38:9-10)
Apesar de não muito contada, essa história é usada como base por alguns religiosos para afirmar que masturbação é pecado. Porém qualquer pessoa percebe que o que Onã fez foi DESOBEDECER a Deus e o que ele fez foi um 'Coito interrompido'. Por isso chamam masturbação de 'onanismo' em alguns lugares. QUE DESELEGANTE! Mas não vou entrar nesses detalhes, a discussão não será sobre isso.

As primeiras páginas do mangá são meio chocantes. Já começam com a atividade predileta do protagonista da história, Kakeru Kurosawa. Ele é um garoto muito introvertido e antissocial. Por isso não se interessa por amizades e pouco se importa com estar no meio de grupos ou com amigos. Ele recusa todos os convites para sair com as pessoas da sala, pois não pode interromper seu 'ritual'. Mas nem só de 'cinco contra um' vive Kurosawa. Ele é um garoto que lê bastante e gosta disso. Eu diria que ele é um personagem triste e parece assustador em alguns momentos, mas esconde várias qualidades. O mangá mostra algumas das fantasias do garoto, as quais suas colegas de classe estão sempre envolvidas. Ele se 'inspira' nelas para fazer sua atividade diária.



De um outro lado, temos Aya Kitahara, uma pequena garota frágil que sofre bullying desde criança e sofre com a solidão. Temos Nagaoka, um garoto otaku e enérgico que sempre tenta incluir Kurosawa e o vê como seu amigo e Takigawa, uma garota popular e gentil que nunca teve muito contato com Kurosawa até então(só nas fantasias do banheiro) mas que acaba desenvolvendo algo na vida dele.

Digamos que as coisas começam a sair fora de controle quando Kurosawa usa de suas atividades para 'punir' suas colegas de classe indiretamente(Não direi que tipo de punições são essas pra não estragar, só lendo pra descobrir). Nisso, ele acaba se envolvendo em um mundo de vingança e chantagem. O mangá está repleto de cenas repletas de um contexto psicológico muito bem desenvolvido.



Não tem aquele ditado: ''Nunca julgue um livro pela capa''? . Eu diria: "Nunca julgue uma história pelos seus primeiros capítulos". Algumas pessoas podem ficar impressionadas com o início, mas é isso que o autor quis mostrar. Personagens com sérios problemas pessoais sérios. No decorrer da história, praticamente todos personagens desenvolvem muito a sua personalidade. É incrível como o autor trabalha nelas da forma que é apresentada e os fatos decorrentes vão levando o curso da história para situações inimagináveis.



 'Onani Master Kurosawa' provoca uma boa reflexão. Você se sentirá motivado a mudar algo na sua vida. Seja uma atitude ruim, algo que esteja incomodando a si próprio.  Algo que eu não posso deixar de comentar, é como o autor foi realista em diversos momentos. O comentário abaixo contém spoilers e é recomendado pra quem já leu a obra:

[SPOILER]Kurosawa não parou de se masturbar, ele apenas mudou o seu lugar e a forma agressiva e obsessiva que fazia isso.Na verdade ele tinha que mudar muitas outras coisas na sua vida e parar de se masturbar não era uma delas. Isso é bem realista, na minha opinião.Doa a quem doer, mas é algo que está presente na vida de 99% dos homens  e todos sabemos que uma vez iniciado, se torna uma necessidade normal do corpo e quase ninguém para isso do nada.[/SPOILER]


Uma brincadeira que fizeram é que por alguns personagens terem uma semelhança com os de Death Note, chamam Onani de 'Fap Note'. Bem sugestivo, não? =P
Erros e mais erros. Redenção e arrependimento. Psicológico, desejos, fazer ou não fazer, ser ou não ser?
Recomendo a leitura a várias pessoas. Mas vale lembrar que isso não é uma história para crianças. Está repleto de cenas fortes(psicologicamente falando). O que realmente importa é a mensagem tão bonita que essa grande obra traz. Valeu a pena cada segundo gasto.


Local para ler(Potuguês): http://fuji-scan.blogspot.com/2009/11/onani-master-kurosawa_09.html

Nota pessoal: 10.0


Obs:Esse mangá é uma web-magazine, ou seja, foi apenas divulgado pela internet, não sendo lançado por nenhuma revista, ao contrário da maioria dos mangás famosos de hoje em dia. Isso gera alguma confusão entre os leitores, mas é facil perceber isso pois não há capa com carimbos de editoras, códigos-de-barras, nem lombada, muito menos índice e numeração nas páginas. (by Fuji Scan)


Nenhum comentário:

Postar um comentário